Com a Edição Paulista da Formula Indy 300 em 13 e 14 de Março de 2010, a temporada da Formula Indy se inicia e, com orgulho, sediaremos um evento tão importante para São Paulo, alem da etapa da Formula 1 em Interlagos.
São Paulo será muito bem representado tanto na Formula 1 como na Formula Indy 300. Confira:
Formula Indy 300:
Bia Fiqueiredo – São Paulo – SP
Helio Castro Neves – Ribeirão Preto – SP
Mario Moraes – São Paulo – SP
Mario Romancini – São Paulo – SP
Formula 1:
Bruno Senna – São Paulo – SP
Felipe Massa – São Paulo – SP
Lucas DiGrassi – São Paulo – SP
Rubens Barrichelo – São Paulo – SP.
O Traçado foi batizado de “Circuito do Anhembi”. “Anyemby” é uma palavra Tupi que significa “Rio das Anambus”, uma menção ao Rio Tietê que corta a região onde fica o Circuito. Anambus são aves abundantes na região, antigamente.
As curvas e retas também foram batizadas e algumas têm menções Paulistas, como a Curva Anhembi, Curva Tietê, Curva 14 bis e Reta dos Bandeirantes. Veja mapa do traçado e os nomes das curvas e retas.
A Prefeitura de São Paulo estima que sejam injetados mais de R$ 100 milhões com o evento em São Paulo.
Assim, podemos dizer que São Paulo brilha no automobilismo mundial e muita gente não sabe disso. Os Primeiro pilotos Paulistas na Formula 1 e Indy foram, respectivamente, o Piloto Francisco Sacco Landi e o Piloto Emerson Fittipaldi. Outros Paulistas, referência no automobilismo, foram o Pioneiro Piloto Benedicto Lopes e o Piloto Jose Carlos Pace, entre outros.
Com toda essa representatividade que São Paulo tem no Automobilismo Internacional, também temos outra curiosidade histórica:
São Paulo foi, em 26 de Julho de 1908, sede da Primeira Corrida Automobilística da América do Sul, organizada pelo Automóvel Clube de São Paulo; e curiosamente, foi batizada de Circuito de Itapecerica, por trafegar na Estrada Santo Amaro-Itapecerica (atual Estrada de Itapecerica + a SP 228). A largada foi no estádio Palestra Itália e a chegada em Itapecerica da Serra, envolvendo um percurso de 70 quilômetros.
O vendedor da Primeira Corrida foi Silvio Álvares Penteado, pilotando um Fiat 40 cavalos, com tempo de 1h:30min:05seg (média de 50 Km/h) e foi aclamado, como herói, nas ruas por aproximadamente dez mil paulistas (muita gente para a época).
Outros participantes famosos foram o Conde Frances Lesdain, o Mineiro (com alma Paulista) e Pai da Aviação Alberto Santos Dumont e do Carioca (também com alma Paulista) Washington Luis
Outra corrida foi realizada quatro anos depois com um percurso bem maior, de São Paulo até Ribeirão Preto no Interior Paulista.
Também em 1908, o Conde Francês Lesdain percorreu o trecho de 700 quilômetros entre o Rio de Janeiro e São Paulo, em 33 horas, no seu Brasier 16 cavalos. E neste mesmo ano, o Paulista Antonio da Silva Prado Júnior, dirigindo um Monobloc 30 cavalos, comandou uma caravana até Santos, no litoral Paulista, através do sinuoso e perigoso Caminho do Mar e levou 36 horas para percorrer este percurso.
Portanto podemos concluir que São Paulo é, e sempre será a capital Sulamericana do Automobilismo.
Esperamos que São Paulo continue assim, em sua epopéia automobilística, e que os Pilotos Paulistas pilotem como nunca, representando o Espírito Paulista e o mostrando para o Mundo Inteiro.
Viva São Paulo!
PS: Ayrton Senna merece uma postagem inteira, aguardem.
Graffiti em Homenagem a Primeira Corrida (1908)
Fotos Atuais do Caminho do Mar
Fotos de Itapecerica da Serra
SP 228 chegando em Itapecerica
SP 228 com SP 021 - Itapecerica da Serra
SP 228 - Estrada de Itapecerica
Fotos do Rio Tietê
Fotos de São Paulo
Ayrton Senna Vive
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente SP é uma maravilha. Todo ano é aquela baralhueira da F 1 que enche nós Paulistas de orgulho, agora também temos a Indy. SP é mesmo uma verdadeira potência mundial.
ResponderExcluirÉ Julio! SP é uma potencia mundial em vários aspectos e devemos divulgá-los e lembrar que SP seria um País Incrível, separado da Federação Falida do brazil. Gde abç e obrigado eplo comentário. Vms Logo Sem Paredes. Viva São Paulo!
ResponderExcluir