quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

FOTOGRAFIA: Um Instante, Uma Mensagem, Uma Arte.

"São Paulo representa, para mim, a minha verdadeira Cultura: A Cultura Bandeirante. E o Rio Tietê representa São Paulo."

A arte da Fotografia tem sido uma ferramenta na divulgação de outras artes, como o grafite. O grafite para mim é a expressão mais completa, pois alem de demonstrar a habilidade do artista, mostra também a sua personalidade e pensamento.
Sempre fotografo, alem dos grafites, os locais e cenários Históricos de São Paulo. Essa paixão por Grafites, História de São Paulo e a Bacia Hidrográfica do Rio Tiete, me fazem lutar e divulgar a situação do Rio Tietê e cobrar dos governantes e da própria população, uma ação rápida para a despoluição deste Símbolo de São Paulo.

A Veja São Paulo Ano 42 nº 47 Ed. Abril 25/11/2009 verificou alguns dados da poluição do Rio Tiete:

60% é Esgoto Domestico
35% são entulho e dejetos sólidos
5% são produtos químicos lançados por caminhões ou indústrias químicas das margens

700 ton de esgoto, por dia, são despejados no Rio Tiete sem nenhum tratamento.

Assim, o Governo, que não coleta o esgoto e lixo e não fiscaliza o despejo de produtos sólidos e químicos e a população, que joga lixo na rua, são os grandes responsáveis por essa situação do Rio Tiete.

A Despoluição da Bacia Hidrográfica do Tietê traria muitos benefícios à Cidade de São Paulo. Seguem abaixo alguns:

1- Uma Hidrovia Urbana para transportes de Passageiros e Cargas;
2- Interligação com o Aeroporto do Campo de Marte, transformando-o em um Porto Seco;
3- Menos enchentes;
4- Mais qualidade de vida ao Paulistano;
5- Entre outros

A Cidade de São Paulo de hoje, um dia, foi chamada de Vila de São Paulo de Piratininga. Piratininga é uma palavra Tupi-Guarani que significa “Peixe Seco”, pois no inicio da colonização, São Paulo era uma vila entre as várzeas do Rio Tiete e do Rio Anhangabaú e destes rios vinham os peixes, que depois de secos ao sol, alimentavam a Vila. Nesta época o Rio Tiete era a estrada principal para o interior e era o único jeito de chegar aos confins do Rio Paraná.

Sempre que vejo a situação dramática do nosso Rio Tiete, fico imaginando como era a vida na Vila de São Paulo de Piratininga, do século XVI: uma vida simples e saudável. Mas hoje, São Paulo é complexa e estressante. Tenho esperanças que, um dia, tenhamos um Rio Tiete límpido e uma cidade mais saudável, e clamo para que um dia o Paulistano possa viver sua vida em função do Rio Tiete e não dos carros, caminhões e ônibus que maltratam tanto nossa São Paulo.

Assim continuo minha luta para divulgação e conscientização sobre a situação do Rio Tiete e peço, a todos, que não joguem lixo na rua e nem óleo na pia, para que um dia nosso Rio Tiete seja visto como ele é (límpido e vivo), e não como nós o olhamos hoje: sujo e morto.

NÃO JOGUE LIXO NA RUA E NÃO JOGUE ÓLEO NA PIA! SOS RIO TIETE


Fotos:

Rio Tietê

Rio Pinheiros

Rio Pirajussara

Guindaste no Rio Pinheiros

Garças no Rio Pinheiros

Rio Pirajussara Perto da Foz no Rio Pinheiros

Um comentário:

  1. recomendo o livro a capital da solidão, que fala dos primordios de são paulo.

    ResponderExcluir